10/06/2010 - E-commerce, porque vender na internet?

Daniel Sliwinski é sócio da Ótica Univisão, loja física e virtual de União da Vitória, uma loja conceituada no mercado, possui a certificação de ouro, o design do site é limpo e bem disposto, para esse mês a loja está com a promoção pra o dia dos namorados, algo interativo, mas principalmente estratégico. Ela atende todo o Brasil, envia seus produtos através dos correios, parcela a compra em até 10x sem juros, portanto busca acima de tudo atender a necessidade e o desejo de seus clientes.

Porque vender na WEB? Segundo Daniel o varejo online traz uma quantidade maior de possíveis clientes, enquanto no varejo tradicional, o número de clientes limita-se a cidade e a região. Em qualquer ramo de atividade o e-commerce tem grandes possibilidades de crescer. O investimento é alto, porém os ganhos são em longo prazo compensadores.

A comodidade é um dos aspectos mais relevantes, que por sua vez atrai a clientela, pois a venda pode ser efetuada em qualquer hora e em qualquer lugar, desde que se tenha uma conexão com a internet, ou seja, o horário das vendas é 24 horas por dia. O processo de compra e venda é totalmente automatizado, não necessitando necessariamente de uma equipe para tal.

A focalização do produto/serviço e segmento de mercado que se deseja atingir, devem ser bem definido, geralmente empresas de pequeno porte e micro empresas é que exploram mais o comércio eletrônico, estas por sua vez focam em um só produto e se especializam, obtendo todos os modelos, cores e tamanhos disponíveis do produto.

Com esse foco bem definido ela contém uma quantidade e variedade muito maior e consequentemente torna-se competitiva.O cliente muitas vezes opta por comprar online, porque o preço está bom, é cômodo para si, mas ele também exige que sua necessidade seja atendida em curto prazo, para isso a loja deve estar preparada para atendê-lo da melhor forma possível. O envio dos produtos geralmente é feito pelas agências dos Correios (Sedex e Pac), onde a loja faz um contrato com o correio, obtendo assim uma tabela de preços diferenciada. Outras lojas, porém utilizam transportadoras especializadas, não terceirizando o serviço. Para que o produto chegue até o cliente intacto, as lojas utilizam caixas e embalagens personalizadas e muito bem fechadas, a personalização não é feita somente para proteger o produto, mas também para conquistar o cliente.

A segurança nas transações é um assunto bastante controverso no comércio eletrônico, muitas pessoas não se sentem seguras em comprar online, e por sua vez a loja também não obtêm total segurança em vender. Para isso existem ferramentas que auxiliam, por exemplo, a FControl ou a ClearSale, são programas que analisam se o possível cliente é idôneo, se as informações que ele postou são reais, são programas excelentes, segundo Daniel. É interessante em uma compra online, se possível, manter sempre o mesmo e-mail para contato, o mesmo endereço para entrega, pois assim, o cliente online tem credibilidade na web. Por outro lado o cliente não efetua a compra por não confiar na loja, para isso não existem programas, mas é interessante que o layout da loja seja bem elaborado, o cliente de observar também a qualidade e a quantidade de imagens, a descrição dos produtos, vídeos de demonstração, verificar se existe na página campos para postagem de suas dúvidas, reclamações, elogios, ou seja, seus comentários referente a loja, se o atendimento é 24 horas (chat online), portanto, não existe lojas 100% seguras, mas deve-se observar os detalhes. Outra forma de se analisar se a loja é realmente idônea é observar se ela possui as certificações (E-bit).

O atendimento ao cliente é fundamental, a loja que consegue fazer com que o cliente volte a comprar está no auge. Esse atendimento pode ser feito através de chats online, disponível em tempo integral ou horário comercial, telefone, msn, e-mail (Fale conosco) entre outros. Existe a possibilidade de devolução do produto em sete dias, todas as lojas onlines são obrigadas a aceitar o produto.

Daniel enfatiza que a focalização do produto é importante, para isso a loja deve ter no mínimo um estoque próprio, porque o cliente deseja ser atendido na hora, então a partir da compra efetuada o produto já deve ser despachado. Para Daniel o negócio deu certo, vender óculos na web, um produto como esse, é bem pessoal, geralmente as pessoas gostam de provar, pegar, sentir, mas Daniel afirma que a estratégia está funcionando.

Então, o varejo online só tem a crescer cada vez mais, e nós temos que ver essas oportunidades e aproveitá-las da melhor forma possível, atendendo sempre a necessidade/desejo do consumidor e consequentemente beneficiando a nós mesmos.

Fonte: ecommercenews


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