03/05/2010 - Valor do Ticket Médio

Em primeiro lugar, o que é ticket médio. É um indicador básico do desempenho de vendas de uma loja que se calcula dividindo o valor total de vendas pelo número de pedidos. Quanto maior melhor é o desempenho da loja. Obviamente existem alguns ajustes a serem feitos na metodologia para que se possa comparar setores diferentes, mas a evolução percentual do ticket médio já representa um bom indicador.

O gasto médio do consumidor que fez compras pela internet durante o ano de 2009 ficou em R$ 335, segundo balanço da E-bit. Esse foi o maior gasto médio das pessoas desde 2001, quando o valor foi de R$ 205. O tíquete médio também foi maior que o registrado em 2007, quando ficou em R$ 302.

De acordo com a E-bit, o tíquete médio anual registrado no ano passado foi consequência da preferência dos e-consumidores por produtos de maior valor agregado, como Eletrodomésticos e Informática, que foram, respectivamente, terceira e quarta categorias mais vendidas na web no ano passado.

O tíquete médio registrado no Natal foi o maior do ano passado, quando ficou em R$ 362. Para esta data, os produtos de informática foram os mais comprados (9% do total).

No Dia dos Pais, o gasto médio por pessoa ficou em R$ 346, sendo que, nesta data, 6% dos produtos comprados pela internet foram do segmento de telefonia/celulares.

Já o Dia das Crianças – ticket médio de R$ 339 – quando brinquedos e games foram maioria nas compras, teve o valor do tíquete médio superior ao do Dia das Mães (R$ 337), quando os eletrodomésticos foram mais comprados, com 14% do total.

fonte: blogdoecommerce


Voltar