31/03/2010 - Conquistando a confiança do cliente através de práticas seguras de e-commerce

A segurança nas transações realizadas pela internet sempre se mostrou como uma das maiores preocupações do comércio eletrônico, tanto por parte de quem compra quanto de quem vende. Assim, a demanda por novas estratégias que garantam a privacidade dos dados dos clientes e que identifiquem compras fraudulentas é crescente e se renova com frequência, tornando obsoletos os processos mais antigos. Felizmente, há diversas maneiras de trabalhar a confiança do consumidor na hora da compra de uma maneira positiva, demonstrando que sua loja trata cada aquisição ? e a privacidade de cada cliente ? com bastante seriedade.

Tendência no primeiro mundo, as alianças têm funcionado de maneira surpreendentemente satisfatória na construção de novos parâmetros de segurança online. Trata-se, geralmente, de acordos entre lojas virtuais que definem padrões éticos e investem de maneira conjunta em prol de um aumento nos níveis de confiabilidade do processo de compra de seus sites. Podem ser observadas, ainda, associações de empreendedores em e-commerce que organizam eventos, debates, seminários e estudos sobre alternativas possíveis para incrementar a experiência que oferecem a seus clientes, visando sempre aliar conforto e segurança aos processos via web.

Soluções mais populares, os selos de segurança, disponibilizados por empresas que atestam a confiabilidade do site, precisam se adequar às novas exigências do mercado. Não basta atestar graficamente que os processos de uma determinada loja estão de acordo com as boas práticas, mas transmitir de maneira prática essas condições. Já existem iniciativas que permitem, através de um simples clique, encontrar informações instantâneas sobre a eficácia dos processos de uma loja virtual e como os problemas têm sido resolvidos, além de informações sobre se seu site usa tecnologias de ponta no processo de compras, capazes de promover a segurança e a privacidade dos clientes.

O mais importante, no entanto, é lembrar que o consumidor precisa se sentir confortável ao fechar um negócio. É preciso reverter as taxas de abandono de carrinho (as desistências de compras) oferecendo processos eficazes e tantas formas de pagamento quanto forem possíveis. Desta forma, você facilita as coisas para o cliente e permite que ele se sinta mais à vontade. No fim das contas, transparência é o que conta para obter bons resultados.

Fonte: EcommercePartners.net.


Voltar